segunda-feira, 30 de abril de 2007

A Internet Capitulo 11 – A Bolha da Internet

Nesta edição tentaremos entender um pouco sobre a famosa “Bolha da Internet” que teve seu início nos meados da década passada, e estorou em 2001 fazendo com que o mercado de ações despencasse, levando à bancarrota diversas empresas. A Bolha da Internet foi à alucinada busca por ações de tecnologia por parte de investidores, que levou empresas recém-nascidas ficarem milionárias da noite para o dia e morrerem endividadas em menos de três anos.

Realmente nem tudo foram flores no crescimento em progressão geométrica da Internet, houve muita ascensão e queda de empresas e investidores que apostaram tudo em projetos milionários, que da noite para o dia desapareceram juntamente com a tão famosa máquina de impremir dinheiro, como eram vista as empresas “pontocom” na época.

Com o crescimento da Internet os investidores começaram a voltar seus olhares para o mundo web, e a partir daí a Internet passou a ocupar um lugar importante no imaginário mundo dos homens de negócios. Estes investidores passaram a investir fortunas em empresas conhecidas como pontocom (palavra gerada pela terminação dos sites). Começou-se a surgir uma visão inovadora e que investir em empresas tradicionais, de “tijolo e concreto”, já fazia parte da velha economia, era um investimento ultrapassado. O correto era acreditar nas empresas pontocom, elas formavam a nova economia e transmitiam uma idéia de negócio que estava na moda.

As empresas do ramo de tecnologia começaram abrir seu capital e começou a ocorrer uma supervalorização nas ações das empresas virtuais. As principais empresas da época (Amazon.com, Oracle, Sun Microsystems, Microsoft, Intel, etc.) possuíam suas ações na Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotation System) bolsa de valores eletrônicos. Como todos os olhares eram para elas, as pontocom passaram a ser o xodó dos investidores e tonaram-se em pouco tempo uma forma rápida e garantida de ganhar muito dinheiro.
Tudo corria as mil maravilhas, as empresas virtuais faturavam milhões de dólares, girava dinheiro no início de 1999, como se viu apenas em poucos momentos do auge das bolsas de valores. Para se ter uma noção da valorização das ações das empresas de técnologia, a maior empresa virtual da época, a conhecida Amazon.com, valia US$ 127 bilhões, já a GM, uma das maiores corporação industrial do mundo, não passava de US$ 86 bilhões de valor de mercado. Não fique surpreso, por que isso era apenas uma gota no oceano de dinheiro que as empresas virtuais representavam. O valor de mercado das empresas virtuais chegou a valer 100 vezes mais que o seu valor patrimonial. Isso quer dizer que a grande maioria das empresas virtuais da época não possuía ativos fixos, elas praticamente não tinham patrimônios, a verdade é que elas existiam apenas “virtualmente”. Foi ai que o circo começou a pegar fogo, ou melhor, a bolha começou a estourar, mas isso fica para próxima edição. Veremos também que a Bolha da Internet ficou famosa por ter pessoas que foram dormir milionárias e acordaram sem nada, empresas que da noite para o dia desapareceram do mercado, deixando mais uma vez a velha certeza que ganhar dinheiro fácil realmente é ilusão.

Tarcisio Campanholo

Cursando Pós Graduação em

Segurança da Informação

Uniminas-MG


Nenhum comentário: