
Era 1996 e os brasileiros estavam plugados nas ondas rede e pouco importava se na época a internet era de precárias e lentas conexões. Mesmo assim despertamos uma grande paixão pela Internet. É como se ela tivesse sido criada pelos americanos, mas feita sobre medida para os brasileiros, e atravessado o mundo para trazer mais alegria ao país do futebol, que a recebeu de braços abertos. Mas nesta época ainda se fazia muito pouco com a Internet, programas de comunicação instantânea como o Skype, MSN, o próprio ICQ foram inventados um pouco depois, até o próprio e-mail ainda era uma grande novidade. Mas novidade mesmo e que fez com que os brasileiros se apaixonassem pela Internet se chamava Chat, ou seja as famosas Salas de Bate-papo. E não venham vocês pensar que isso era coisa de adolescente, por que na época conheci muito homem barbado que era viciado em bate-papo. Para relembrar um pouco desta febre de conhecer pessoas virtuais é preciso voltar no tempo. Começou quando a Rede Globo colocou no ar a novela Explode Coração que foi exibida no final de 1995 e inicio de 1996. Esta novela teve uma grande participação na divulgação e na propagação da Internet entre os brasileiros, a novela abordava sobre a novidade que era a Internet e ao mesmo tempo mostrava uma parte do que se poderia fazer através dela. Um dos pontos mais altos foi quando a Cigana Dara conheceu seu grande amor pela Internet, e se apaixonou por uma pessoa virtual que posteriormente veio a conhecer pessoalmente. O engraçado disto tudo é que neste tempo grande parte dos brasileiros ficavam se perguntando como isso poderia ser possível, era complicado explicar para os mais idosos como funcionava, como alguém poderia conhecer alguém através de uma máquina e se apaixonar. A partir daí as salas de bate-papo se tornaram as grandes atrações do público, sem faixa de idade, por que era impossível conhecer alguém que possuía acesso a Internet que não tinha certa queda pelas salas de bate-papo. E bem neste período a UOL deu seu golpe de mestre e o Brasil estava conhecendo o primeiro provedor nacional que seria em um futuro não muito distante um dos maiores portais do mundo. A UOL
http://www.uol.com.br/ na madrugada de 28 de abril de 1996, estava vindo ao ar com a edição diária da Folha de S.Paulo, reportagens do The New York Times já traduzidas para o português entre outros assuntos que o site abordava, mas o que se tornaria febre mesmo seria o serviço de bate-papo. Começou a esquentar ainda mais as amizades virtuais entre as pessoas, com os nicks (apelidos) mais variados, era um novo mundo que estavam descobrindo, e não tinha quem não ficava fascinado:
Beijoqueiro fala para Gatynha: Oi!
Beijoqueiro fala para Gatynha: Quer tc?
Gatynha fala para Beijoqueiro: De que cidade vc é?
E assim as coisas começavam, e aos poucos os brasileiros começavam a compreender a diferença entre o mundo real e o virtual. A internet era uma tecnologia recém nascida, e que começaríamos a viver interligados á pessoas que conhecemos com a ajuda de uma máquina e que passavam a se tornarem importantes na nossa vida. Era o mundo virtual que estava começando a deixar registrado em nossos corações a saudade de momentos mágicos que passamos conversando com pessoas que nunca viríamos a conhecer pessoalmente, outras talvez sim.
Na próxima edição vocês vão conhecer um pouco mais sobre: Os amores virtuais, grandes paixões, os casamentos que as salas de bate-papo fizeram acontecer, sexo virtual, o que as salas de bate-papo trouxeram de bom e de ruim para a vida dos brasileiros plugados nas ondas da rede.
Beijoqueiro fala para Gatynha: Adorei tc com vc, podemos nos conhecer melhor?
Gatynha fala para Beijoqueiro: Ok! tbm adorei conhecer vc, não próxima edição a gente tc mais. Bjs!
Tarcisio Campanholo
Cursando Pós Graduação em
Segurança da Informação
Uniminas-MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário