domingo, 29 de abril de 2007

A Internet Capitulo 9 – O que aconteceu com o simples e poderoso E-mail?

Como vimos na ultima edição o e-mail nasceu com os primórdios da Internet, e nestes 35 anos de existência, uma das principais causas da sua fama, foi ser a fusão da facilidade do correio tradicional (carta) com a velocidade do telefone.

Um dos primeiros serviços prestados pela Internet tornou-se simples e poderoso, garantindo status de ser uma das ferramentas mais utilizada no mundo virtual nos dias atuais. Contribuindo no reconhecimento de que os computadores são excelentes instrumentos para facilitar a comunicação do homem.

Mas nem tudo são maravilhas por que o e-mail tem suas falhas, não possui uma garantia de entrega, herdando apenas a facilidade e não a qualidade do serviço de correio convencional, pois o e-mail não possui um controle especifico sobre o serviço, portanto se uma mensagem for perdida ou desviada não possui pessoas para resgatá-la e reenvia-la ao legítimo destinatário. Outra grande deficiência é não poder garantir o prazo de entrega da mensagem, pois uma mensagem pode demorar de 1 minuto a 5 horas, ou até mais, dependendo do tamanho, e da velocidade de conexão.

Mesmo assim a comunicação do e-mail é interessante, e creio que muitos já se perguntaram como é possível encaminhar uma mensagem de computador para computador se um deles está do outro lado do mundo. O que garante que a mensagem seja entregue corretamente é a inteligência como os computadores estão interligados e a sintaxe do endereço eletrônico. Outro fato que chama a atenção é como uma mensagem pode chegar, se ao ser enviada o computador do destinatário esta desligado. Esta é uma das utilidades do provedor, pois a mensagem fica disponível no provedor, e o destinatário só terá acesso a ela no momento em que ele acessar sua caixa postal. Quando destinatário entra no seu endereço marcos@uol.com.br esta conectando diretamente o servidor UOL onde esta armazenada suas mensagens, não importando com qual computador esta se conectando.

O e-mail foi uma descoberta fantástica, um grande avanço que contribuiu em muito para a popularização da Internet no mundo. Mas a exemplo de outras coisas fantásticas que o homem já criou e foram utilizadas para outros fins, o e-mail não é diferente, nos dias atuais usuários maliciosos encontraram maneiras de se utilizar de seus serviços para agir de má fé e se beneficiar da inocência de muitos usuários. Os serviços de e-mail tornaram-se um campo fértil para a disseminação de fraudes, roubo de informações, propagação de boatos, correntes, pornografia e pedofilia. Tudo isso aliado à falta de segurança nas mensagens que trafegam pela Internet, que também facilitam a interceptação por intrusos.

Realmente é uma pena que isso tenha acontecido com o nosso correio eletrônico nos últimos anos. Em busca de sua melhoria têm se realizado muitas campanhas em torno da conscientização do uso do e-mail e o cuidado que se deve ter com os e-mails maliciosos que existem atualmente pela Internet. Mas o que dificulta as autoridades é que o e-mail não possui qualquer tipo de controle manual ou censura prévia sobre o conteúdo das mensagens transmitidas pela Internet. Portanto a contribuição para sua melhoria está em nossas mãos, quando recebermos um e-mail malicioso devemos denunciá-lo as autoridades competentes.

Na próxima edição comentaremos mais sobre o e-mail, mas não de forma técnica e sim divertida, mostrando algumas sátiras que acontecem no mundo virtual. Gostaria de agradecer pelos e-mails que o pessoal mandou para tarcisiocampa@hotmail.com, em especial o da corrente sobre a Copa do Mundo que comentarei na próxima edição.


Tarcisio Campanholo

Cursando Pós Graduação em

Segurança da Informação

Uniminas-MG


Nenhum comentário: