terça-feira, 17 de abril de 2007

Internet – Capitulo 2 – A Rainha chega ao Brasil


No ano de Copa do Mundo em que o Brasil tornava-se Tetra Campeão do mundo em um pênalti histórico chutado pelo italiano Roberto Baggio, a grande Rainha estava chegando a solo brasileiro, em 1994, no dia 20 de dezembro é que a EMBRATEL lança o serviço experimental a fim de conhecer melhor a Internet. Mas somente em 1995 que se tornara realidade, tudo isso graças à iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, a abertura ao setor privado da Internet para exploração comercial da população brasileira.

Já com o nome de Internet o Brasil tornara-se um dos paises a ter o grande privilegio de ter a sua disposição a eficaz, abrangente, internacional, multifuncional, informativa...calma! Na época a Internet não era tudo isso, pois seu acesso ainda era realizado via dial-up (telefone), isso com um barulho xarope e com precárias e lentas conexões, para os usuários que ainda lembram era normal ficar sem conexão como se houvesse um DDos, ou seja uma negação de serviço. Sem contar que nesta época as páginas em português eram praticamente inexistentes, e ainda havia apenas um provedor de acesso a www.uol.com.br que seus custos eram praticamente inacessíveis para usuários domésticos.

Mas já era um início, afinal o homem a milhares de anos vem buscando uma melhoria no meio de comunicar-se e esta era uma das grandes esperanças da humanidade. O Brasil fazendo parte da grande “teia” estava dando um grande passo. Na verdade esta foi uma das maiores alavancagem que o Brasil poderia ter dado, que obteve influencia direta em seu desenvolvimento. Já quanto á questão mundial, vou ainda mais longe, posso dizer com todas as letras que existe uma linha tênue, que não é de forma alguma exagero, a comunicação do mundo se divide em: Antes da Internet (A.I) e Depois da internet (D.I).


A informação e o conhecimento são patrimônios universais da humanidade e devem ser compartilhados para que os homens cresçam sem desigualdades”



Tarcisio Campanholo

Cursando Pós Graduação em

Segurança da Informação

Uniminas-MG


Nenhum comentário: